CF_ Ramal Sertãozinho

Se você for peregrino e estiver seguindo uma seta amarela  na Espanha, você com certeza chegara até Santiago de Compostela. Se você estiver no Brasil você chegará ao Santuário de  Aparecida.
Com certeza, alguém pegou uma lata de tinta e um pincel e saiu por aí marcando o caminho para facilitar para todos os peregrinos.



CAMINHO DA  FÉ -






Vamos entrar um pouco no site do Caminho da Fé e ver a história do Caminho.

"O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.


A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer, por duas vezes, o conhecido caminho espanhol. Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos.


Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e, no princípio, ajudado por outros amigos voluntários dentre os quais, a Sra. Aparecida de Lourdes Dezena Cabrelon, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha". (Trecho extraído do site do Caminho da Fé)
 Para saber mais:


Quando você entra no site do Caminho da Fé e começa a ler a historia  de criação do Caminho, tem a sensação de que foi tudo muito simples, que alguns amigos se reuniram e fizeram o Caminho. 

Ledo engano.

Tive a felicidade de  acompanhar a demarcação do Caminho da Fé  de Sertãozinho -SP, passando por Dumont - SP, depois pelo pesqueiro Veronezi, onde terá uma Pousada do Caminho. Saindo do Veronezi, passa pela Parada Zé Goleiro, seguindo até Bonfim Paulista e de lá até Cravinhos-SP, onde era o início do caminho deste ramal. 

Tudo tem início com as tratativas entre os municípios interessados em participar do Caminho da Fé  e a Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF), localizada em Águas da Prata-SP. A participação dos municípios é regida por lei, tendo em vista que existe uma taxa mensal que deve ser paga para a AACF. Esta taxa é utilizada na manutenção do Caminho. Após a aprovação da lei pelas autoridades municipais, tem início a demarcação do Caminho propriamente dito.


Em todo município ou região sempre tem uma pessoa que conhece os caminhos e trilhas que possam ser utilizados como opção para o Caminho da Fé. Lembramos que estradas asfaltadas sempre serão as ultimas opções. No nosso caso específico, um dos grandes conhecedores de trilhas da região é o Sr. Ovídio Aparecido Mora,  do grupo de caminhadas PEREGRINOSECIA,  que, entre outras, já fez o Caminho da Fé cinco vezes, o Caminho de Santiago duas vezes, Caminho do Frei Galvão, Caminho da Luz, já fez um trecho da Estrada Real e conhece a grande maioria das trilhas locais e regionais. Inclusive já ajudou a demarcar o Caminho da Fé em outras regiões. Participei e participo sempre dessas jornadas.

Vou contar como foi a demarcação usando, principalmente, imagens.

Quando surgiu o interesse municipal das cidades , o Ovídio foi indicado à Prefeitura Municipal de Sertãozinho, pelo Sr. Edinir Luís Belluc, Secretário de Turismo de São Simão - e grande incentivador regioonal do Caminho da Fé - para colaborar com a AACF e com as prefeituras, a fim de se estabelecer a melhor opção de trajeto saindo de Sertãozinho, indo até Cravinhos. Todavia para fazer jus aos interesses da Prefeitura de Dumont, passando o CF pelo centro da cidade, contamos com a colaboração do Sr. Eduardo Lorenzato, vereador, que recorreu à memoria dos antigos caminhos rurais do município, inclusive do folclore, tal como a Lenda do Pipeiro. No dia 17.08.2012 o Ovídio me chamou e fomos até Dumont onde a Sra. Rosiane Marin Fernandes  Dias  (Vice Prefeita) e a Sra. Elizabeti Regina Brevigliero Lorenzato ( Secretária da Educação e Cultura ) que disseram-nos  qual seria o melhor roteiro do Caminho da Fé dentro  do município. Neste caso, normalmente, as autoridades municipais querem destacar os pontos turísticos da cidade. A avaliação é feita pensando em não fazer o peregrino ficar andando a esmo na cidade e sim aproveitar ao máximo a caminhada, para entre outras coisas, conhecer mais sobre cada cidade por onde passa e também para ter acesso a farmácias, mercados, restaurantes, etc. 

Vejam algumas fotos deste primeiro dia .


Dumont - SP





Retrato de Santos Dumont na Prefeitura de Dumont.



Visão panorâmica de Dumont



Estrada municipal de terra que liga Sertãozinho a Dumont







Ovídio conversando com Eduardo Lorenzato.



Pequena Capela localizada entre Sertãozinho e Dumont que, somente por milagre, ainda resiste no meio do canavial.








No dia 24.08.2012, ocorreu a assinatura do Convênio entre Sertãozinho e a AACF.





Srª Rosi, Vice Prefeita de Dumont, Mário Boscariol da AACF, Ovídio Aparecido Mora, autoridades e  público em geral na cerimônia de assinatura da Lei Municipal que inclui Sertãozinho no Caminho da Fé.

Ao fundo, Padre Sérgio e um representante do grupo de ciclistas de Sertãozinho.





Prefeito Nério, Secretario Marcelo Pellegrini e Dona Odete Loro Boscariol.






 


Assinatura do convênio.


 


Padre Sérgio.




Srª Rose, Vice Prefeita de Dumont assinando como testemunha.


 



Dia 05.09.2012



No dia 05.09.2012, foi feito o reconhecimento do Caminho saindo de Cravinhos e chegando até Sertãozinho. O objetivo era mostrar para as autoridades envolvidas o caminho que seria traçado. Participaram desta operação: Rosi,  Vice Prefeita de Dumont; Beti,  Secretaria da Cultura de Dumont; Álvaro (Tonhãozinho - de Dumont); João Palmieri, Diretor de Cultura de Sertãozinho; Luverci Galego Ribeiro, mais conhecido por V,  representando Cravinhos - SP;  Mario Boscariol representando a AACF; Ovídio, para apresentar o caminho para todos e eu, Ademir, peregrinos, reporter e blogueiro.

Este dia foi muito importante pois foi celebrado, extra-oficialmente, o convênio com nome de PARADA ZÉ GOLEIRO, o Bar rural mais popular de que se tem notícia: o Bar do Zé Goleiro. Ele será um importante local de descanso para os peregrinos. Um aviso importante: mesmo se estiver fechado, basta bater na porta que alguém virá atendê-lo. 

Também foi tratado com a Dona Maria Helena, do Pesqueiro Veronezi, a instalação de uma pousada em sua propriedade. Pelas instalações já existentes, com certeza será uma das pousadas mais belas e tranquilas do caminho.





João Palmieri, Ovídio, Mário Boscariol, Elizabeti, Rose e Alvaro.

 







Portal do Caminho da Fé em Cravinhos - SP.










Durante o reconhecimento do Caminho, alguns obstáculos tiveram que ser superados!!!



O Caminho vai passar em frente ao Santuário da Cruz do Pedro.




Bar do Zé Goleiro, futura  Parada Zé Goleiro do Caminho da Fé!!




Foto ao fundo do Zé Goleiro.







Pesque Pague Veronez, futura Pousada do Caminho.













Vai ser difícil o peregrino continuar a jornada!!!



Dona Maria Helena, que vai viabilizar o Caminho montando uma pousada no Pesqueiro. Com certeza será uma das pousadas mais belas do Caminho.





Almoço no pesqueiro.






Ninguém resistiu!!!





O peregrino vai ter que caminhar muito para queimar as calorias!!!






Pousada com vigilância 24 horas!!!!


Futura pousada.


Tudo muito bem cuidado e novo!!


O peregrino vai ficar muito bem instalado!!!!








Sertãozinho - "plantando" moirões e pintando as setas!!


23.10.2012 - Normalmente, as setas do Caminho da Fé são feitas aproveitando a estrutura que já estão prontas, tais como: árvores, postes de iluminação, cercas, etc. Na impossibilidade de utilizar tal estrutura, coloca-se uma estaca no Caminho. Entre Sertãozinho e Dumont, área de canaviais, tem pouca estrutura já pronta e as estacas não seriam resistentes o suficiente para suportar, por exemplo, o encostão, mesmo sem querer, de um caminhão carregado de cana. Assim, por sugestão do Ovídio, cada município iria colaborar com alguns moirões, colocados estrategicamente nos locais onde o peregrino poderia ter dúvidas e, aí então, seriam pintadas as setas e colocadas as placas de orientação. 


















Mario Boscariol, o incansável conservador e marcador da setas do Caminho.























































Equipe de plantadores de moirões de Sertãozinho.






Dia 30.10.2012 - Dumont - "plantando" moirões e pintando setas.








































Equipe de plantadores de moirões de Dumont.








07.11.2012 -Marcando caminho divisa Sertãozinho até Dumont.




































































































26.11.2012 - Entrega e colocação da Placa Parada Zé Goleiro. Demarcação do Zé Goleiro até Bonfim Paulista.


Ovídio, Maria José (filha do Zé Goleiro), seu filho e Mário.






Maria José

















Caro Peregrino. Se encontrar este sinal, volte porque você está no caminho errado!!





Ovídio preparando para colocar um estaca!




Mário colocando placa indicativa em eucaliptos.





























Chegando em Bonfim Paulista.









Bonfim Paulista - RP 






Restaurante em Bonfim Paulista. Comida caseira muito boa!!!













03.12.2012 - Fazendo setas no perímetro urbano de Sertãozinho. Saindo do Hotel Agapito e chegando até a zona rural, onde já estava demarcado. Uma das prioridades aqui era que o caminho passasse em frente ao futuro parque onde será colocado o Cristo.












































































































































PLANILHA DE DISTÂNCIAS E ASPECTOS DO PROLONGAMENTO DO CF  - SERTÃOZINHO A CRAVINHOS.
Informamos que o caminho não está oficialmente inaugurado, já necessita de roçadas de matagais em alguns pontos e as condições de pousos estão em fase de negociação.
Esclarecemos que o trecho Sertãozinho-Cravinhos apresenta como peculiaridade o fato de estar na região de maior densidade de canaviais do mundo. É percorrido em cima das melhores terras do Brasil, empoeiradas no inverno e lamacentas no verão. Assim, aliando interesses municipais, oportunidades de sombras e certeza direcional na travessia de canaviais, mourões protetores e estacas foram estrategicamente plantados para a sinalização com as tradicionais setas amarelas. Por isso, não se consegue evitar o ziguezague, necessário para encurtar algumas distâncias e proporcionar meios de reabastecimento e descanso. Deve o peregrino ficar atento, notadamente quando a cana estiver alta.
Seguindo o critério existente e  aplicado desde o levantamento do trecho tronco inicial do CF, Águas da Prata-Aparecida, -  fevereiro de 2003 -, demarca-se a rota prioritariamente para o caminhante, considerando suas necessidades de reabastecimento de água, comida,  repouso e certeza de direção a seguir.  Estabelecida essa rota, a ela se agrega também o ciclista que, embora possa pedalar até 100 km por dia, em alguma pousada conveniada vai se encontrar e dividir com peregrinos caminhantes as disponibilidades para repouso. E, aí, reside a grande e necessária  solidariedade que pacificamente reina  entre caminhantes e ciclistas.  Estes, muitas vezes, estão  apenas  a 20 ou 30 minutos de uma fonte de água, enquanto aqueles ainda a 2 ou 3 horas dela, quando então surge espontaneamente a divisão do cantil, suprimento de medicamentos ou simplesmente uma informação.  Este é apenas um exemplo. Não raras vezes, encontramos ciclistas bastante esfolados por causa de quedas, quando então se presta-lhes  alguns cuidados e aplicação de medicamentos;   ou com a máquina quebrada, pneu furado etc.  Tudo fica compartilhado para que na próxima cidade ou vila a situação seja amenizada.
Algumas informações sobre o trecho demarcado:
Km
Descritivo
Altitude -Metros
Visualização no Google Earth
 0
Hotel Agapito, descer a rua até a rotatória, virar à esquerda pegando a Rua Antônio Maria Miranda, depois à esquerda na Av. João Pignata até a Rua Humberto Ortolan, onde se segue à direita
562
21°08’34”
47°58’55”
 2,5
Parque do Cristo; visite as obras do monumento que  terá 57 m de altura, sendo um dos maiores do Cristo Redentor no mundo.
605
21°09’07”
47°57’58”
 4,7
Virar à direita no mato antes da Cosan, atravessar  o córrego e subir pelo canavial
562
21°09’50”
47°57’35”
 5,1
Tomar à direita, 90º,  e,  na entrada da fazenda virar à esquerda e acompanhar o arvoredo da várzea
587
21°10’00”
47°57’49”
6,7
Atravessar o córrego e os eucaliptos, virar à esquerda e subir o canavial
592
21°10’35”
47°58’20”
 8,3
Cruzamento, seguir reto
671
21°11’00”
47°59’04”
9,6
Seguir para  Dumont à esquerda. Opção para quem quiser visitar o memorial  do imigrante, segue-se reto até o Bairro Pati; ida e volta 3,0 km, horário de visitação das....às....horas. Depois retorna-se a esse  ponto do CF para seguir a Dumont.
677
21°11’36”
47°59’31”
12,5
Capelinha- Lenda do Pipeiro
692
21°12’51”
47°58’43”
12,8
Cruzamento. Tocos encapados, seguir à direita
702
21°13’02”
47°58’38”
13,3
Cruzamento, seguir à esquerda
702
21°13’16”
47°58’50”
14,0
Morro do Jaqueto (Diana).  Reto para contornar o morro e ir ao centro.
696
21°13’33”
47°58’27”
14,9
Começo do Café, descer à direita
698
21°13’37”
47°58’09”
16,5
Centro – Prefeitura  / Pegar Folder
Há opção de hospedagem na cidade, perto do pedágio.
593
21°14’17”
47°58’24”
17,7
Trevo da Rodovia Mário Donegá
644
21°14’36”
47°58’00”
20,2




Pousada Pesqueiro Veronez.  Cozinha equipada à disposição. Telefonar antes para reservar aposentos e marcar refeições. Se for apenas almoçar, também telefonar reservando a refeição. As refeições são servidas no pesqueiro, 200 m adiante. Botique de carnes, embutidos e bebidas a 50 m.
576
21°15’48”
47°57’21”
22,7
Uma enorme mangueira é ponto para descanso , após o que poucas árvores oferecerão sombra
606
21°16’40”
47°56’27”
28,1


Parada Zé Goleiro.  Porções e bebidas. Se a venda estiver fechada, bater na porta à esquerda que o peregrino será atendido.
59l
21°17’40”
47°54’33”
29,2
Capela e Recinto Religioso Cruz do Pedro
619
21°17’49”
47°54’08”
32,5
Antiga Fazenda, com uma ou duas casas habitadas, onde se obtém água
651
21°17’52”
47°52’43”
35,0
Seguir reto, cruzando o oleoduto da Petrobrás
731
21°17’21”
47°51’31”
39,0
Alphaville – asfalto e avenidas arborizadas
601
21°16’11”
47°49’33”
41,0
Bonfim Paulista – Centro: Restaurantes, padaria, lanchonetes, farmácia e mercados. Santuário de N.S,Bonfim 200 m acima do centro.
578
21°15’52”
47°49’08”
41,0
Ponto ônibus: Opções de hospedagem: Hotel  Ibis  Ribeirão  Shopping, 15 minutos de ônibus urbano, a cada 20 minutos ou serviços de Van.
604

41,5
Trevo Vicinal, entrada para Jardim São Fernando, Avenida Miguel Padilha
584
21°16’14”
47°49’03”
43,2
Viaduto sobre Rodovia Antônio M.Santana
592
21°16’40”
47°48’15”
46,6
Fazenda Hugo Benedini, obtem-se água
666
21°17’55”
47°47’02”
47,0
Fazenda Cantagalo
668
21°18’04”
47°47’02”
49,0
Fazenda Buenópolis
741
21°18’43”
47°46’07”
51,6
Avenida Pedro Amoroso, Cravinhos
799
21°19’58”
47°45’40”
53,0
Santuário de Santa Luzia, Portal do CF
790
21°20’15”
47°44’53”
54,4
Antiga Estação Ferroviária, placa indicativa de opção direto para S.Simão ou Pousada Girassol. Obviamente que o interesse é mais do ciclista ir deste ponto direto para São Simão (29 km), enquanto que da Pousada a distância será de 30 km .
794
21°20’32”
47°44’07”
56,0
Pousada Hotel Girassol
823
21°20’01”
47°43’39”











CAMINHO DA FÉ

Relatório: 02

ZÉ GOLEIRO - VERONEZI - ZÉ GOLEIRO - DIA 28.04.2012

Pessoal,

      No dia 28.04.2012, fizemos o reconhecimento do Caminho da Fé, ainda não inaugurado oficialmente, no trecho Veronezi - Zé Goleiro. Este representa parte do caminho entre as cidades de Dumont - Bonfim Paulista.
     A escolha por fazer esse reconhecimento se deve ao fato de que ele é um trecho onde a possibilidade de se perder é muito grande. Mesmo se o caminho estiver com as marcas/setas do caminho, há chances de confusão, tendo em vista que esta é uma região de canaviais. Como,  mesmo sem querer, se algum caminhão derrubar a seta/marca, pode deixar o peregrino sem direção, pois é quase impossível de se orientar no meio de canaviais, principalmente se a cana estiver muito alta.
    Anteriormente, fomos fazer o caminho de carro. Ovidio e eu. O Ovídio já tinha traçado uma trilha no GPS e então, no sábado, fomos fazer uma prévia à pé do que seria o caminho. Como o Ovídio já tinha passado a trilha do GPS para o google earth, eu fiz um traçado ao lado e, utilizando os recursos de altimetria do google earth, fiz um mapa somente falando onde se deveria caminhar: para esquerda ou direita; se a estrada era batida ou se era carreador; ou ainda, quantos kms já tinham sido percorridos e qual era a altitude do local.
De posse deste mapa, o Zé Luiz, que ainda não tinha ido ao local, nos conduziu sem erro das mangueiras do Veronezi até o Zé Goleiro. Aproveitamos e já vimos também os locais onde se poderão colocar as estacas com indicação do Caminho, tendo em vista que o Ovídio é sempre consultado pelo pessoal da Associação, quando é necessário fazer alguma coisa relacionada ao Caminho da Fé, aqui na nossa região.

Agora nos sentimos seguros para levar o restante do pessoal, pois não queríamos correr o risco de nos perder no meio do canavial, com todo mundo.

Vejam as fotos:

Ademir

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Relatório: 01

SERTAOZINHO - VERONEZI - DIA 14.04.2012

Pessoal,

No dia 14.04.2012 fizemos o percurso do Caminho da Fé, ainda não inaugurado oficialmente, de Sertãozinho até Dumont. Considero esta caminhada como o início de uma jornada até Aparecida, caminhando em todos os ramais do Caminho da Fé que se iniciam antes de Águas da Prata.

Ademir

Fotos nos links abaixo:

Renato Dionísio

Nenhum comentário:

Postar um comentário